terça-feira, 2 de novembro de 2010

Twitter, porque tê-lo?





Apesar do crescimento acelerado dessa rede social, ainda são várias as pessoas que desconhecem a utilidade e com certeza, a importância, dessa ferramenta. Foi por isso que resolvi escrever um post sobre. (Já aviso que não sou expert em twitter  nem estou perto disso, rs).

O TWIITER, também conhecido como MICROBLOG, é uma forma rápida (e objetiva) de comunicação. A sacada dele é que você consegue transmitir (e receber) uma mensagem curta (de até 140 caracteres)  para sua rede de amigos AO MESMO TEMPO.

E qual a importância disso?

Bem... os hábitos da sociedade estão mudando. A sociedade está se transformando em uma sociedade conectada e compartilhada. Para muitos hoje, e-mails estão ficando obsoletos. Todos querem a informação de forma rápida e em tempo real, e como já disse, é isso que o Twitter proporciona.

Exemplo Prático:
Vamos supor que você queira convidar 80 amigos para seu aniversário. Você vai lá, monta um convite super legal no computador e começa a enviar. Por e-mail demora, até você digitar toda a mensagem, selecionar todos os amigos da lista... que trabalho. Depois disso você precisa ainda avisar um por um, porque tem sempre aquele amigo legal que não abre e-mail.

Ou então você resolve convidar por orkut. E lá vai você na peregrinação do CONTROL C CONTROL V.

Tendo que colar para cada amigo e vira e mexe tendo que  digitar códigos pra provar que você existe e que não está mandando SPAM. Demora horrores também.

Agora no twitter, você digita uma frase, se quiser coloca uma url com o convite e pronto. Todos recebem ao mesmo tempo a mensagem! Olha que coisa perfeita! 20 segundos e pronto!


Imaginem como facilita a vida de uma empresa na hora de conversar com um cliente? Imaginem como fica próximo você se relacionar com TODOS os seus amigos ao mesmo tempo e fazer zilhões de amigos também.

Celebridades também se promovem através de twitter, é uma forma do fã ficar mais próximo, recebendo notícias, podendo mandar mensagens que CERTAMENTE seus ídolos irão ler (e em alguns casos até responder!).

Resumindo pra que serve o twitter ?

São inúmeras as aplicações do Twitter , e variam de acordo com os objetivos do público que o utiliza.

Ele pode servir como:
- Uma forma de se expressar (como um Blog), sem ter que se comprometer com textos grandes e elaborados;
- Uma forma direta de comunicação entre uma empresa e um cliente (canal de relacionamento);
- Uma forma direta de comunicação entre um artista e seu fã (imagem de marca e relacionamento);
- Uma forma rápida de difusão de informação;
- Uma forma rápida de estar atualizado;
- Uma forma rápida de divulgação;
- Uma forma rápida de marketing promocional;
- Uma forma rápida e barata de pesquisa de mercado;
- Uma forma rápida de comunicação com seus amigos;

- ETC ETC ETC.

Há quem use ainda o twitter como forma de conseguir influência, como propaganda, como diário (e faz questão de detalhar cada mísero passo que fez) e há uns chatos que utilizam como chat!!! (Confessem, de vez em quando todo mundo dá uma dessas.)

Eu mesma utilizo o twitter apenas para me manter atualizada das coisas. Sigo alguns amigos claro, mas foco apenas canais de informação como jornais, revistas, sites de entretimento, música, novidades de marketing, finanças, eleições, etc. Como não tenho tempo nem paciência para "caçar" as notícias por aí, espero elas chegarem até mim via twitter! Adoro! Facilitou muito minha vida! (mas eu tenho um outro twitter tb pra enxer de gente, rs).

Tem pessoas que seguem artistas, como por exemplo, Luciano Huck, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Ashton Kutcher e por aí vai. Eu mesma não vejo interesse algum em segui-los, pra mim é lotar minha caixa de "tweets" com informações desnecessárias, mas como já disse, isso varia muito de pessoa para pessoa.

Tem pessoas que gostam de colocar tudo que faz no twitter, tem pessoas que preferem colocar apenas coisas importantes, tem pessoas que aparecem uma vez por semana, postam uma frase e vão embora.Tem pessoas que só entram para participar de promoções.

Na verdade não há regras, como falei, é tudo questão de objetivos. Mas somente entende a importância da ferramenta aqueles que conseguem ficar conectados e interagir a maior parte do tempo.

Tem como ter Privacidade no twitter ?

Sim... Você consegue proteger seus tweets, então apenas os amigos selecionados conseguem ler o que você escreve. Mas sei lá, sou meio extremista nessa questão de privacidade. Acho que se você quer tanto ter privacidade tenha uma vida OFF LINE. A proposta da Internet é 100% conectividade, portanto sou 100% contra proteger tweets e 100% a favor de você ter bom senso e não falar besteira por aí...


Nenhum comentário:

Postar um comentário